FEC

Webmail


Ciências da Saúde

Álcool perílico para tratar câncer cerebral

PROJETO:
PESQUISA DO ÁLCOOL PERÍLICO


COORDENADOR:
Clovis Orlando da Fonseca


INVESTIMENTO:
R$ 385.013,61


VIGÊNCIA:
01/06/2004 à 30/09/2017


Há cerca de 20 anos, os professores da UFF Thereza Quirico-Santos e Clovis Orlando da Fonseca iniciaram estudos de pesquisa básica sobre a eficácia do álcool perílico no tratamento de linhagens celulares de glioma, o câncer cerebral de alta malignidade. A partir de 2004, deram início a ensaios clínicos com resultados preliminares animadores.

 

Até 2012, o projeto havia atendido 219 pacientes. Vinte e nove deles, que possuíam tumores recorrentes, ultrapassaram o período de, pelo menos, dois anos de vida após o tumor ter recidivado (voltar à atividade), quando o tempo de vida após a recidiva é de apenas quatro meses, tempo estimado com tratamento convencional.  

 

O álcool perílico vem sendo utilizado nos EUA por administração via oral, o que causa transtorno no metabolismo e efeitos adversos. Por isso, o projeto propõe administração via inalatória para que o acesso seja direto ao sistema nervoso, inibindo a proliferação de células tumorais, ativando o sistema imune e evitando a metabolização no fígado. O estudo sugere a administração do álcool perílico quatro vezes ao dia, longe das refeições, adequando o horário às atividades cotidianas e levando em consideração o ciclo celular.

 

Neste protocolo de utilização, é solicitado ao paciente que tenha uma dieta adequada de modo a repor os nutrientes que estão sendo consumidos pela proliferação do tumor. A pesquisa ainda tem por objetivo estabelecer protocolo para avaliação da progressão tumoral. Tal estratégia permite a diminuição da morbidade, reduz custos para o Sistema de Saúde e aumenta a sobrevida e integração do paciente.


Clovis Orlando da Fonseca

Graduado em Medicina pela Universidade Federal
Fluminense (1972). Possui mestrado e doutorado em
Clínica Médica/Neurologia, ambos pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Código do projeto: 1760

Galeria de Fotos Pesquisa do álcool perílico

Vídeo Álcool perílico no tratamento de tumores cerebrais malignos

Financiadores

UFF Finep Petrobras
projetos bolsa resultado edital público faculdade pregão UFF tecnologia concursos cadastro licitações empresas fornecedor compra candidato vaga release coordenador projeto auditoria engenharia

 

 

     

 

FEC - Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à UFF

Rua Miguel de Frias, Nº 123 - Parte, Icaraí - Niterói / RJ CEP: 24.220-001
 

Horário de funcionamento: 9h às 18h.
    Protocolo: 9h às 17h.

E-mail: fec@fec.uff.br

 

Compartilhar © Copyright 2012 Fundação Euclides da Cunha

Desenvolvido por Arte Digital Internet